16/12/2009

A Humildade


A virtude da humildade é um dom de Deus que capacita o cristão a reconhecer a verdade sobre si mesmo, a verdade sobre Deus e nosso relacionamento com os outros. Essa humildade nos leva a ser totalmente dependentes de Deus e não de nós mesmos pois sabemos de nossa pobreza espiritual, e de nossa condição pecaminosa. O humilde nunca procura se comparar ao seu próximo, mas vê a santidade, a misericórdia e graça de Deus na pessoa de Jesus Cristo.
Quando alguém é humilde mostra sempre grande respeito e reverência pelos seus superiores, uma grande estima e cortesia pelos seus iguais e um grande amor pelos que são pobres. Nosso maior exemplo de humildade é a própria humildade encarnada, Jesus, que mostrou aos seus discípulos o quanto era importante servir, pois é impossível alguém ser humilde e não ser servo (João 13.12 a 16)
"Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" João 13.15
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". Filipenses 2.3 a 8
A humildade verdadeira é a atitude que reflete Cristo através do amor e nos faz aceitar com paciência os defeitos e fragilidades do póximo, tendo sempre a própria imperfeição à frente.

A humildade é interessante, quando acha que se tem, se perde.

Texto de Marcos Betancort adaptado por Káris Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário